BLOG

CASA COR SC 2018 - Edição Itapema

19/06/2018

CASA COR SC 2018 - Edição Itapema 

 

Morar bem é um sonho que pode assumir inúmeros contornos. Se alguns sonham com uma casa no campo, outros querem um loft na cena urbana. Estilo retrô ou high tech, clássico ou contemporãneo? 

CASA COR SC apresenta tudo isso e muito mais. A mostra este ano tem como palco as antigas instalações do hotel Plaza Itapema. O endereço icônico, bem na beira do mar, serviu de inspiração para os expositores. São 35 ambientes, assinados por 57 profissionais de 13 municípios.

Eles apontam as principais tendências do universo da casa e as novidades em produtos e serviços em arquitetura e decoração. Ineditismo e ousadia marcam os projetos. 

 

fachada - marcelo urizar - FOTO: Lio Simas

fachada - marcelo urizar - FOTO: Lio Simas

 

Traçando um paralelo com o universo da moda, CASA COR é a passarela da decoração. É onde desfilam as tendências de arquitetura e interiores, e como na passarela da moda, nem tudo serve para a vida real.

Arquitetos e designers trazem o que chamam de ambientes conceituais. A ideia é justamente provocar, romper com fórmulas prontas. Como não existe um cliente pagando pelo projeto, é nessa hora  que o profissional se permite sair da zona de conforto. E quanto mais respaldo tem este profissional, mais ele vai sair do previsível, pois só quem se garante banca apostas ousadas. E vale se arriscar, pois a mostra não é um jogo de cartinhas marcadas, nem lugar pra fórmulas prontas e batidas. Ideias extravagantes ganham a mira dos holofotes. E se o público assimila viram tendência....

casa carbono - jairo lopes e pedro tessarollo - FOTO: Lio Simas

Casa Carbono - Jairo Lopes e Pedro Tessarollo - FOTO: Lio Simas

 

Tendência , é uma palavrinha bem tendenciosa. Não gosto muito . No creo en las tendencias pero que las hay las hay ...

Se uma coisa aparece muito aqui e ali está em alta, então vamos lá. Identifiquei já  na Casa Cor de São Paulo que o rosa antigo, bem clarinho  está por todos os lados. Violeta, a cor do ano da Pantone, também, seguido pelo verde musgo. Estas cores surgem em vários espaços no veludo cobrindo poltronas e sofás. Veludo? Sim, está em alta também. Ele dá um tom de nobreza aos espaços. E mesmo os arquitetos mais inclinados ao contemporâneo andam flertando com o estilo neo palaciano.

Aquele estilo minimalista meio asséptico caiu. Ressurgiram os adornos, as curvas, as poltronas de estilo e muitas pinceladas de dourado. Dourado? Sim, pode e deve, mas nem tudo que reluz é ouro, então vale a dica: recorrer ao bom senso.

Living e Jantar - FOTO Lio Simas

Foto: Lio Simas

 

A serralheria também está ganhando espaço. Ela aparece na estrutura dos móveis, montantes de estantes, mesas, etc. Estas estruturas metálicas a mostra ainda vem do estilo industrial que exibe materiais sem muitas camuflagens de acabamentos. Nesse contexto seguem bem forte ainda o concreto aparente, as madeiras brutas e as tubulações aparentes. 

 

Foto: Lio Simas

Foto: Lio Simas 

 

A moda casa está mais despojada, menos engessada, mesmo em se tratando de decoração e interiores em alto padrão. Nada mais obedece regras muito rígidas.  O tema do evento Casa Viva, tem tudo a ver com este novo jeito mais livre, leve e solto de morar.  

 

CASA COR SC - Edição Itapema vai até o dia 22 de julho

Itapema Beach Place - BR 101, km 144 - Itapema